Um programa de certificação de dispositivos voltado à sexta geração de conexão sem fio — o chamado “Wi-Fi 6” — foi anunciado hoje cedo (16) pela Wi-Fi Alliance, o órgão que regulamenta e estabelece parâmetros para empresas que querem lançar no mercado dispositivos compatíveis com o novo formato.
Segundo os requisitos do programa, qualquer dispositivo compatível deve oferecer suporte a todos os upgrades individuais que constituem a evolução da conexão frente à atual quinta geração. Isso inclui fatores técnicos, como acesso múltiplo por divisão ortogonal de frequência (ou, simplesmente, “OFDMA” na sigla em inglês), uma função que permite ao roteador atender a múltiplos clientes simultaneamente dentro do mesmo canal.
Outras obrigatoriedades de suporte incluem o protocolo de segurança WPA3, entrada e saída de desempenho para múltiplos usuários (MU-MIMO), múltiplos canais de 160MHz para aumento de largura de banda, modulação em 1024 QAM (quadrature amplitude modulation) para envio de mais dados pelo roteador, transmissão direcional (beamforming) e suporte à tecnologia TWT, que “agenda” os pings em dispositivos que necessitam enviar e receber sinais do roteador, evitando pings simultâneos e conservando bateria.
It’s here: Wi-Fi CERTIFIED 6 from Wi-Fi Alliance is now available, bringing advanced capabilities for greater overall #WiFi network performance. Learn more about an exciting new Wi-Fi era here: https://t.co/oodCLsQrIB pic.twitter.com/pNTyPPNskM
— Wi-Fi Alliance (@WiFiAlliance) September 16, 2019
“Com o aumento da adoção da última geração de Wi-Fi, fornecedores de produtos e serviços podem confiar no selo de certificação para distinguir produtos e redes que ofereçam o Wi-Fi 6 que adotem os mais altos padrões de segurança e interoperabilidade”, disse a Wi-Fi Alliance em seu site oficial.
Fonte: CanalTech
Post a comment