Preciso certificar meu produto?
Obrigatoriamente, talvez não. Existem produtos para os quais a certificação é obrigatória, mas para alguns tipos não é exigido a certificação para entrarem no mercado.
Existem dois tipos de certificação: a compulsória e a voluntária.
- A Certificação Compulsória é regulamentada por lei ou portaria de um órgão regulamentador. Esta compulsoriedade dá prioridade às questões de segurança, saúde e meio ambiente, assim os produtos listados nas regulamentações apenas podem ser comercializados com a certificação e devem ostentar a marca de identificação da conformidade que é o Selo de Identificação da Conformidade.
- A Certificação Voluntária é uma decisão exclusiva do solicitante da certificação e tem como objetivo garantir a conformidade com as normas técnicas brasileiras, regionais ou internacionais, bem como ser um diferencial qualitativo com objetivo de demonstrar credibilidade aos produtos oferecidos, agregando assim valor à sua marca.
O que é necessário para certificar um produto?
Para que possa ter início a certificação de produtos, além de atender os requisitos das normas técnicas, é preciso que a empresa comprove alguns pontos para que se tenha certeza que a mesma tem total controle de suas atividades e tem capacidade de realizar o processo de certificação, são eles:
- Infraestrutura regularizada;
- Profissionais qualificados;
- Documentação dos equipamentos utilizados para a produção;
- Documentos dos procedimentos utilizados para a produção e demais documentos requisitados no RAC específico ao seu produto.
Preciso me preocupar depois que meu produto já está no mercado?
Após a certificação do produto e este poder ser comercializado, o INMETRO realiza constantes acompanhamentos para se certificar de que o mesmo não teve suas propriedades modificadas, identificar possíveis não-conformidades ou irregularidades e encontrar formas para melhorar seu programa de Avaliação da Conformidade.
Este acompanhamento consiste em atividades de:
- Fiscalização: Consiste no acompanhamento de produtos com certificação compulsória que já estão sendo comercializados. Tem como objetivo certificar se estão de acordo com as Normas e Regulamentos Técnicos atualizados, pois este tipo de produto tem impacto na saúde e na segurança dos consumidores.
- Verificação da Conformidade: Neste tipo de acompanhamento são retiradas amostras de produtos em estabelecimentos comerciais e estas são submetidas a novos ensaios. O objetivo é verificar se as condições de segurança e qualidade estão em conformidade com os Requisitos e Normas pelas quais foram o produto foi ensaiado.
Quais os principais benefícios da certificação?
A certificação de produtos é um investimento para sua empresa, mas veja abaixo os benéficos da certificação:
- Fortalecimento do mercado, propiciando uma concorrência justa;
- Confiança e credibilidade;
- Agrega valor à sua marca;
- Estimula a melhoria contínua da qualidade de sua empresa;
- Protege o mercado interno;
- Facilita o comércio exterior.
Esses são apenas alguns dos benefícios da certificação. Não deixe para depois! Venha conhecer o ICBr Certificações e o Grupo IBRACE-ICBr!