Atendemos a todo Brasil

Grupo Ibrace
Escritório Campinas

Rua Maestro Francisco Manuel da Silva, 71
Campinas – SP – 13080-190 

E: comercial_ibrace@grupoibrace.org.br
T: (19) 3578-0100

Grupo Ibrace
Escritório Brasília

SRTV/Sul Quadra 701 Ed. Centro Empresaria Brasília, Bloco A, Salas 701/705 – Asa Sul
Brasilia – DF

E: comercial_ibrace@grupoibrace.org.br
T: (19) 3578-0100

Nosso laboratório trabalha no sistema 24h/5d, temos atendimento ao cliente para o acompanhamento do projeto em horário comercial.

Certificações AnatelCertificação de Produtos – Testes e Ensaios Laboratoriais.

ANATEL dá mais um passo para bloqueio de celulares piratas

Em discussão desde 2014, o bloqueio de celulares piratas no Brasil avançou mais um passo na sexta-feira (26/05/17). Segundo comunicado oficial da ANATEL, o plano é que até outubro/17 todos os celulares irregulares no Brasil sejam desativados.

O objetivo desta ação é acabar com celulares piratas ou roubados, que não possuem IMEI ou que estejam com este número alterado. O IMEI é o número de identificação individual dos telefones celulares, cadastrado no banco de dados internacional GSMA.

Ainda aguardando um acordo sobre a data, o objetivo da ANATEL é que as operadoras comecem a avisar aos usuários que possuam estes aparelhos no final de julho/17. A partir desta data será dado o prazo de 75 dias para o bloqueio.

Celulares comprados fora do país não serão afetados, desde que tenham passado pelo processo de certificação em seus respectivos países de origem e tenham seu IMEI na base de dados GSMA, processo padrão para a venda legal.

Segundo dados de dois anos captados pela SIGA, agência por trás do programa de bloqueio, desde 2014 foram identificados mais de 13 milhões de celulares falsificados, sendo que por mês, a média de novas réplicas passa de 1 milhão.

Em contrapartida, de acordo dados da ANATEL, o mês de março/17 terminou com o total de 242,8 milhões de celulares no país, sendo que apenas neste mês foram homologados cerca de 120 mil.

A tendência com este bloqueio é a procura por aparelhos em conformidade aumente, sendo está uma oportunidade de aquecimento do mercado, já que os telefones são quase indispensáveis nos dias de hoje.

Projeto Siga

O bloqueio será mais uma medida do projeto Siga. Um das ações que já está em funcionamento é o da utilização do Cadastro Nacional de Estações Móveis Impedidas (CEMI). As próprias polícias podem cadastrar no CEMI o aparelho furtado ou roubado. A vítima não precisa informar o IMEI do aparelho e basta apenas o número de telefone para fazer o registro e as operadoras devem realizar o bloqueio do aparelho.

Fiscalização

Outra ação desenvolvida pela Anatel é a fiscalização de produtos irregulares. Ela determinou  a retirada imediata de produtos irregulares identificados na plataforma online do “Mercado Livre”. O ofício recebido no dia 17 deste mês pelo Mercado Livre é o primeiro a identificar a comercialização dos chamados microcelulares.

A área técnica da Anatel informa que não registrou nenhuma solicitação para a certificação ou a homologação de microcelulares. A homologação do produto garante ao usuário a qualidade e a segurança do aparelho e é necessária para a comercialização de celulares no país. Produtos identificados no ofício apresentaram selos de homologação falsos ou irregulares. Se aparecerem outras denúncias ou informações de problemas, a Anatel atuará em qualquer estado brasileiro onde estiver a origem do problema.

Conte com o Grupo IBRACE, o líder em certificação de aparelhos celulares do Brasil e a certificadora com taxa de erro de 0.6%.

 

Fonte: ANATEL

Post a comment